terça-feira, 11 de março de 2008

No topo da Lista

Ter sua loja virtual é mais fácil do que se imagina. Hoje, por a partir de R$ 99 mensais, você consegue construir um site de comércio eletrônico e pode vender em poucas semanas. Na reportagem de capa do mês de março, há várias dicas de como escolher um provedor de hospedagem, que se encarrega de fazer tudo, desde o desenvolvimento do site a fechar acordos com instituições bancárias e de cartões de crédito. Há, também, outros pontos que devem ser muito bem cuidados como a logística, o layout do site e a publicidade on-line. Ao contrário do que se gente imagina, a publicidade on-line é uma ferramenta de marketing simples, barata e eficiente, que pode atender perfeitamente às necessidades dos pequenos e médios empresários. Diante de uma infinidade de formas de se fazer anúncios pela web, o link patrocinado tem se mostrado bastante vantajoso. Ele permite que a sua empresa apareça no topo da lista de respostas dos grandes portais de busca, como o Google e o Yahoo!, e dos principais portais de conteúdo, como Globo.com e Uol, com o objetivo de alavancar o número de visitas à pagina de sua empresa na internet.

De acordo com Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no Brasil, líder mundial em buscas pela internet, cerca de 80% do total de usuários de internet estão à procura de alguma informação, dos quais 70% clicam nos primeiros resultados que aparecem nos sites de busca. Não é por acaso que o link patrocinado já responde por 15% do faturamento total com publicidade online do país e deverá representar, daqui a três anos, cerca de 40%. 'É um mercado que cresce 50% ao ano', afirma o executivo.

Com o link patrocinado, você pode medir o retorno de sua ação em tempo real e administrar até os centavos de sua verba de publicidade, já que o sistema funciona como um cartão pré-pago, que você 'carrega' com uma determinada quantidade de cliques. O número de cliques diminui de forma progressiva, conforme o número de visitas dos internautas ao link de sua empresa, até a sua campanha sair do ar. 'O link patrocinado dá retorno imediato ao anunciante', afirma Hohagen, do Google. 'Ele promove a democracia de espaços entre a grande e a pequena empresa.'

Para entrar no jogo, é fácil. Você mesmo pode criar o seu anúncio pela internet. Os próprios sites costumam ser extremamente didáticos e dão dicas para que você monte a sua campanha sem muita complicação. Além do link propriamente dito, você pode incluir também uma breve descrição de seu negócio ou até mesmo mostrar promoções específicas para datas especiais, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Natal. Se preferir, você pode escolher até os dias da semana em que a campanha entra no ar. O caminho está indicado nas páginas iniciais de cada site de busca ou dos portais de conteúdo.

leilão - Os preços dos links patrocinados podem variar de acordo com a palavra em que você deseja aparecer na busca, como no caso do Overture (braço do Yahoo! para essa finalidade), ou conforme o número de acessos a sua página, como no caso do Google. Em média, costuma ter um valor mínimo inicial a partir de 90 reais, que inclui 600 cliques a 15 centavos cada um. No Google e no Uol, há ainda um leilão dinâmico que informa quantos centavos você precisa pagar para estar no topo da lista. O leilão é realizado em tempo real e faz com que a campanha de sua empresa esteja no topo em poucos minutos.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário: