sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

"Choque de culturas é desafio à criação da Microhoo!", dizem analistas

Diferença principal envolve foco nos negócios e na 'descontração' de cada empresa. Duplicação de esforços por causa de ferramentas parecidas é outro obstáculo.

Os funcionários do Yahoo!, acostumados a vestir camiseta roxa e jeans, podem em breve ter de passar a comprar camisas sociais e calças cáqui. Se a Microsoft conseguir comprar esse ícone da internet, a gigante de softwares enfrentará o choque entre a cultura corporativa mais relaxada do Yahoo! e o ambiente de trabalho mais formal da Microsoft, onde mesmo reuniões casuais exigem o uso de PowerPoint.

Esse choque de culturas é apenas o primeiro dos desafios diante da Microsoft, caso a oferta de US$ 45 bilhões seja aceita. Antes de tudo, a Microsoft deve convencer os melhores e mais inteligentes executivos do Yahoo! a enterrar os anos de animosidade no Vale do Silício contra seu vizinho mais rico do norte e a trabalhar em conjunto contra um inimigo comum: o Google.

Enquanto isso, os altos executivos da Microsoft terão uma companhia de web que será uma Arca de Noé -- com dois exemplares de tudo -- e precisará ser remodelada numa marca coesa. "Com certeza será um longo processo", disse Toan Tran, analista da Morningstar, observando que a própria restruturação do Yahoo! acrescenta outra camada de complexidade ao que já seria uma árdua integração.

O executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, lançou sua ofensiva na sexta-feira, dizendo a analistas que os funcionários do Yahoo! devem estar "muito, muito animados" com a oferta da Microsoft, que as duas empresas compartilham uma visão da Web e serão mais competitivas juntas. A companhia sediada em Redmond, Washington, tende a formar executivos agressivos, no estilo de Ballmer, que raramente fogem de uma briga, enquanto o Yahoo! faz propaganda de sua "irreverência".

*Êxodo

Analistas temem que funcionários contrários à Microsoft liderem um êxodo de talentos do Yahoo! para o Google e outras empresas, pois, diferentemente das fusões de companhias com bens fixos e patentes valiosas, o principal bem do Yahoo! são seus funcionários e sua expertise na Web.

"Se você é um engenheiro genial que trabalha com busca ou em outra divisão do Yahoo!, vai querer ser usurpado pela cultura da Microsoft, onde talvez não se dê tanta importância à internet?", diz o analista Bob Peck, da Bear Sterns, a seus clientes. "O choque de culturas será uma das coisas mais importantes."

As duas empresas têm visões de mundo fundamentalmente diferentes. O Yahoo!, sediado em Sunnyvale, Califórnia, sempre foi uma companhia da Web, enquanto as raízes da Microsoft são a venda de softwares que rodam no hard drive dos computadores. Microsoft Office e Windows são seus principais produtos, que geram o grosso dos lucros da companhia. Em contraste, sua divisão de serviços online não dá lucro há dois anos. O maior desafio de todos pode ser integrar as duas companhias com a sobreposição das propriedades Web.

Analistas questionam se um MSN/Yahoo! pode manobrar rápido o suficiente e tomar as decisões certas dentro da burocracia da Microsoft para cortar produtos similares como e-mail Web e programas de mensagens instantâneas. O Yahoo! Mail e o Hotmail da Microsoft são as companhias de Web número 1 e 3 dos EUA.

A Microsoft diz esperar poder tirar US$ 1 bilhão de dólares em "sinergias" ao unir recursos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, reduzindo gastos de capital e a área de sobreposição. Uma crítica constante contra a Microsoft é que a empresa confunde seus clientes com excessivas marcas de serviços Web, como Windows Live, Hotmail e MSN. Adicionar o Yahoo! à mistura só complica as coisas.

O Yahoo!, como a maioria das grandes companhias de Internet do mundo, administra vários de seus serviços com os softwares chamados "open-source", criados por voluntários. Esses softwares são os principais rivais dos softwares Windows e Exchange, da Microsoft.

Fonte: G1

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