terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ibope atualiza os dados da Web

Segundo dados do Ibope NetRatings, o Brasil computou em dezembro do ano passado 21,4 milhões de internautas residenciais ativos, número 48,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2006. Já quando o assunto é tempo médio de navegação na internet a partir da residência o Brasil continua na liderança entre os dez países monitorados pela Nielsen/NetRatings. Cada internauta fica conectado em média 22h59min por mês, ou seja, 5 minutos a menos que em novembro de 2007, e 1 hora e 20 minutos acima do tempo de dezembro de 2006.

Os internautas brasileiros também estão comprando mais pela internet (veja gráfico evolutivo). No mesmo período, o segmento de e-commerce cresceu 2,5%, para 12,2 milhões de usuários. Os dados são relevantes porque, segundo o gerente de análise do Ibope/NetRatings, Alexandre Sanches Magalhães, desde que a pesquisa foi iniciada, em setembro de 2000, essa é a primeira vez que a categoria ultrapassa a barreira de 12 milhões de visitantes únicos residenciais. "Além disso, essa também é a primeira vez que essa categoria alcança 57%, ou seja quase 60% do total dos internautas residenciais ativos visitaram algum tipo de site de e-commerce", explicou o executivo, alertando que o segmento cresce mais do que a própria internet.

O Ibope Mídia, por sua vez, ampliou a pesquisa Internet Pop que monitora hábitos de navegação dos brasileiros na rede mundial de computadores. Na sua 19ª edição, o levantamento também monitorou o comportamento dos internautas em ambientes externos à residência e ao trabalho, como lan houses, celulares, smartphones e PDA's (Personal Digital Assistants). "Essa ampliação objetiva acompanhar as tendências específicas do setor", disse o gerente de atendimento do Ibope Mídia, Derli Pravato. De acordo com o estudo, 41% dos internautas brasileiros acessam freqüentemente a internet de lan houses.

Este estudo revelou ainda que 42% das pessoas que costumam freqüentar lan houses permanecem conectadas até 1h por semana nesses locais. Os sites de comunidades são os mais acessados pelos freqüentadores de lan house, com um share de 49%. A maioria desses internautas é do sexo masculino e tem até 19 anos. A pesquisa Internet Pop foi feita com 17 mil entrevistados, com idade acima de dez anos, residentes nas nove maiores capitais do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Fortaleza).

Os dados completos da pesquisa são restritos a quem comprar o material no site do Ibope (www.ibope.com.br). Pravato informou que os principais compradores desse material são provedores de internet, agências de publicidade, operadores e fabricantes de celular e produtores de conteúdo para esse meio.

Fonte: Publicidade & Marketing

Nenhum comentário: